ESG e sua Importância

A sigla ESG, que vem do inglês Environmental, Social and Governance, ou seja, Ambiental, Social e Governança (ASG, em português), é aplicada pelo universo dos negócios há alguns anos e é apontada pelo mercado como uma das principais tendências para os próximos anos.
Estas três palavras fazem referência aos principais fatores que medem o índice de sustentabilidade e impacto social de uma empresa. Mais do que nunca, o conceito precisa ser aprendido e empregado nas organizações que pretendem manter competitividade e alinhamento com seu público. As questões ambientais, sociais e de governança estarão mais presentes na pauta dos conselhos de administração das empresas, especialmente após a pandemia de Covid-19.
Os critérios ESG ajudam a prover investidores com informações sobre as companhias alvo de investimento. Métricas ambientais ajudam o investidor a entender o relacionamento da empresa com os recursos naturais e a sua dependência dos mesmos. Métricas sociais ajudam os investidores a entender onde potenciais preocupações podem impactar em relação a direitos humanos, relações trabalhistas, comunidades e com o público. Companhias com boa governança são mais confiáveis e menos propensas a ceder para corrupção ou coerção.
Em mercados onde estas práticas estão mais avançadas, já notamos relatórios divulgados ao público ou exigências de relatórios por parte de partes interessadas (clientes, fornecedores, instituições financeiras) para selecionamento da cadeia de relacionamento das empresas.
As principais práticas de ESG que podem ser adotadas pelas empresas são engajamento com os acionistas, foco em sustentabilidade, conselho e diretores engajados no ESG, aprimoramento na governança interna em relação ao ESG com controles, índices de desempenho e relatório de desempenho e divulgação ao mercado.
Em resumo, os investidores contam cada vez mais com informações ESG na procura por dados de grau de investimento para apoiar seus processos de tomada de decisões, com foco em governança, direitos humanos e mudanças climáticas. Esses parâmetros já servem como lente para decisões de futuros investimentos.
Rafael Ferrari – Auditor
rafael.ferrari@crowe-consult.com.br