Notícias e Artigos

PORTARIA RFB 543, de 20/03/2020, ESTABELECE REGRAS PARA O ATENDIMENTO PRESENCIAL E SUSPENDE PRAZOS

A Receita Federal do Brasil adotará como regra o atendimento virtual, conforme lista de serviços disponível em http://receita.economia.gov.br/interface/lista-de-servicos.
O atendimento físico somente será possível com agendamento prévio e para serviços considerados essenciais, assim considerados:
  1. Regularização de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
  2. Cópia de documentos relativos à Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) e à Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf) – beneficiário;
  3. Parcelamentos e reparcelamentos não disponíveis na internet;
  4. Procuração RFB; e
  5. Protocolo de processos relativos aos serviços de:
a) Análise e liberação de certidão de regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional;
b) Análise e liberação de certidão de regularidade fiscal de imóvel rural;
c) Análise e liberação de certidão para averbação de obra de construção civil;
d) Retificações de pagamento; e
e) Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
Os demais serviços deverão ser solucionados pelo atendimento virtual ou por meio do agendamento do serviço em data posterior a 29/05/2020, sujeito a alterações enquanto perdurar o quadro pandêmico.
Em caráter excepcional o chefe da unidade de atendimento pode autorizar o atendimento presencial de algum outro serviço não relacionado acima. Em Curitiba por exemplo também há orientação de encaminhamento de alguns casos via correspondência com ARs endereçados à unidade da RFB.
A mesma Portaria também suspende os prazos para a prática de atos processuais até 29/05/2020, tais quais avisos de cobrança, notificações de malha fiscal da pessoa física, exclusão de parcelamento por inadimplência, de pendências junto ao CPF, de inaptidão do CNPJ, despachos decisórios em PerDcomps.

WhatsApp
WhatsApp