Notícias e Artigos

Importância do diagnóstico corporativo em tempos de incerteza

Em um ambiente econômico dinâmico, globalizado e disputado, temos experimentado uma série de acontecimentos com grandes impactos para as empresas. Passamos por conflitos políticos, conflitos judiciários, conflitos entre o Legislativo, Executivo e Judiciário, crise econômica, pandemia, situações estas que trazem ao ambiente de negócios muitas incertezas. Quem está bem preparado tem a oportunidade de atravessar com certa tranquilidade tais situações e, em alguns casos, até obter ganhos. Estar preparado engloba diversos fatores, entre eles uma administração profissional, voltada à gestão efetiva do negócio, saúde financeira, bem como processos contábeis, fiscais e financeiros eficientes e atualizados.
A administração focada nos negócios passa pela reestruturação de processos e rotinas, de forma que o tomador de decisões tenha condições, seja por informações seja por tempo, de realizar as melhores análises possíveis e possua subsídios suficientes para as melhores escolhas.
Podemos considerar saúde financeira desde a correta gestão do caixa da empresa até a participação em transações financeiras. Estas podem ser simples captações de recursos junto a instituições financeiras em linhas de crédito comuns, como captações estruturadas junto a instituições financeiras, negociações complexas de ativos ilíquidos, captação de recursos junto a investidores, ou até uma recuperação judicial planejada, que busca a efetiva recuperação da empresa.
Já o terceiro ponto citado acima – controles contábeis, fiscais e financeiros –permeia os dois itens anteriores na medida que dá o suporte necessário à administração e a segurança sobre as informações a serem analisadas por parceiros, assim como para todo o ambiente de negócios. Uma organização que apresenta a estrutura contábil, fiscal e financeira atualizada, com atendimento às normas vigentes, reúne melhores condições de enfrentar situações adversas
Nesse contexto, o administrador que não tem a certeza de que sua empresa apresenta estas condições deve realizar um diagnóstico geral sobre a empresa, seja internamente ou com ajuda de especialistas, no objetivo claro de identificar as fragilidades para implementar plano de ação e remediá-las, assim como identificar oportunidades para melhoria do desempenho operacional e financeiro.
João Henrique Sperling Lubisco – Auditor | joao.lubisco@crowe-consult.com.br

WhatsApp
WhatsApp