Independência e Auditoria de Grupo

As auditorias de grupos econômicos apresentam muitas questões sobre a independência e, portanto, tem havido incerteza e prática inconsistente em todo o mundo sobre as considerações de independência em auditoria das demonstrações financeiras de grupos.

Em resposta, o Conselho Internacional de Normas Éticas para Contadores (Ethics Standards Board for Accountants – IESBA) divulgou as revisões finais do Código Internacional de Ética para Contadores Profissionais – International Code of Ethics for Professional Accountants (incluindo as Normas Internacionais de Independência – o Código) para abordá-las. As revisões também alinham a definição de uma equipe de trabalho no Código, as Normas Internacionais de Auditoria (ISAs) e as Normas Internacionais de Gestão de Qualidade (ISQMs) do International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB).

Revisões:
• Reforçar e clarificar os princípios de independência que se aplicam a:
– Indivíduos envolvidos em uma auditoria de grupo, incluindo aqueles dentro ou contratados por empresas que auditam componentes dentro de um grupo.
– Empresas envolvidas na auditoria do grupo, incluindo empresas dentro e fora da rede da empresa de auditoria do grupo.
• Especificar a necessidade e o conteúdo de comunicação apropriada sobre questões de independência entre a firma de auditoria do grupo e as firmas de auditoria componentes que participam da auditoria do grupo.
• Definir de forma mais explícita o processo para lidar com a violação de uma cláusula de independência em uma firma de auditoria componente, reforçando a importância da transparência e da comunicação adequada com os responsáveis pela governança do grupo.
• Alterar as definições dos termos “equipe de trabalho” e “equipe de auditoria” no Código para reconhecer as estruturas diferentes e em evolução da equipe de trabalho e abordar as implicações dessas mudanças de definição.
• Fornecer orientação para facilitar a determinação de quem está incluído em uma equipe de trabalho ou equipe de auditoria.
• Revisar as definições de vários termos existentes e estabelecer novos termos definidos com relação à independência em um contexto de auditoria de grupo.

O pronunciamento será efetivo para auditorias de demonstrações financeiras e demonstrações financeiras do grupo para períodos iniciados em ou após 15 de dezembro de 2023, com adoção antecipada permitida.

Fonte: Crowe Global