O fundador da Crowe Emirados Árabes Unidos é um dos jurados deste ano no Middle East International Business Awards

O fundador da Crowe Emirados Árabes Unidos é um dos jurados deste ano no Middle East International Business Awards

O conselho do Dr. Khalid Maniar para empresas em meio a um ambiente desafiador é: “Faça o que fizer, não hesite!”

Como fundador e sócio-gerente da Crowe Emirados Árabes Unidos, o Dr. Khalid Maniar continua a ajudar a empresa a crescer como uma prática multidisciplinar que orienta as organizações globais a tomar decisões inteligentes.

Como um parceiro de auditoria ativo, ele segue os mais altos padrões profissionais definidos pelo Ministério da Economia dos Emirados Árabes Unidos e IAASB. Ele também desempenhou um papel ativo no planejamento sucessório de grandes empresas familiares, gerando valor duradouro.

Khalid vive o ditado “encontre um trabalho que você goste de fazer e você nunca terá que trabalhar um dia na sua vida”. Segundo ele, não se trata apenas de uma citação, mas de um modo de vida.

“Pode ser relevante para nossa carreira ou negócio, mas se aplica a todos os aspectos da vida. Se você gosta de inovação, estará à frente da curva. Se seus colegas gostam da transformação digital porque você os treinou bem, descobrirá que eles se adaptam rapidamente. Portanto, faça o que fizer, não se contenha!”, disse em uma entrevista com a Asian Business Review.

Como um dos jurados do primeiro Middle East International Business Awards, Maniar compartilhou seu conhecimento sobre as tendências de negócios importantes na região e como as empresas podem superar a crise.

Você poderia compartilhar conosco sua experiência de trabalho ou uma história que contribuiu para sua expertise?

Minha jornada profissional começou no Reino Unido, onde me treinei e me qualifiquei como Revisor Oficial de Contas. Tive a sorte de me mudar para Dubai em 1981 e não tive como voltar atrás. Graças à excelente infraestrutura dos Emirados Árabes Unidos, hoje sou sócio-gerente da empresa que comecei como único praticante. Atualmente atendemos mais de 1000 clientes anualmente; graças aos nossos mais de 20 sócios e diretores e 200 colegas de profissão.

Qual é a tendência de negócios mais importante que surgiu no ano passado, em termos de práticas e estratégias internas inovadoras?

Transformação digital. Isso não mudou apenas a forma como fazemos negócios, mas também os negócios que fazemos. Na Crowe, nossos especialistas no assunto acompanham as últimas inovações para que você possa se concentrar em fazer o que faz de melhor. Tomar decisões inteligentes, entendendo as últimas tendências do mercado e garantindo que sua cadeia de suprimentos esteja sempre reativa às mudanças globais; inclusive por fatores que não estão sob seu controle.

Quais fatores-chave você procura ao julgar quem deve ganhar a premiação?

Existem vários critérios, mas o foco é um equilíbrio saudável entre desempenho financeiro e não financeiro. Isso nos permite garantir que oferecemos uma ponderação adequada para aqueles que estão trabalhando incansavelmente para a melhoria dos outros, sem expectativa de ganhos. A adoção da tecnologia digital é muito importante, pois a pandemia nos incentivou a pensar fora da caixa e a trabalharmos juntos, como um só. Isso significa que estamos trabalhando com pessoas, não apenas em nossa região, mas em todo o mundo. E, claro, nenhum fator está sem inovação saudável. A menos que continuemos a amar a inovação, corremos o risco de ficar obsoletos.

O impacto da pandemia persiste dentro e fora do Oriente Médio. Qual seria o seu conselho para as empresas que ainda estão nos estágios iniciais de recuperação?

Meu conselho é que ainda não saímos da pandemia. Sim, graças à ciência moderna, fizemos grandes progressos. Um conselho é se ater à sua competência central; e continuar a inovar e desenvolver estratégias de sustentabilidade de negócios. Isso pode ser alcançado em um ritmo maior se os critérios acima forem aplicados de forma precisa e apropriada. As competências essenciais permitirão que você explore oportunidades com maior profundidade e amplitude.

Quais são os desafios que provavelmente as empresas enfrentarão no futuro?

O desafio será reter talentos hoje para se adaptar às necessidades de amanhã. Vários negócios que tiveram sucesso ontem não existem hoje. A razão é que eles não acompanharam os tempos. Uma maneira de continuar a se desenvolver e crescer é garantir que o talento que você retém esteja sempre atualizado com os regulamentos e desenvolvimentos mais recentes. Isso os mantém motivados e garante que sua organização seja ágil.

Como as empresas devem se preparar para esses tipos de incertezas?

Investir em tecnologia e treinamento para oferecer excelência em todos os aspectos. Não posso enfatizar o suficiente aqui a excelência no atendimento. É de suma importância. A menos que façamos as coisas de maneira excelente, corremos o risco de sermos deixados para trás pela concorrência. Sim, também é importante que consideremos todos os aspectos que podem impactar nosso negócio considerando a incerteza. Para isso, precisamos ser sempre ágeis e sempre em movimento.

De que forma as empresas podem se diferenciar da concorrência?

 Não tenha medo do que você não conhece – adapte-se! Frequentemente, as empresas que foram adquiridas ou de fato ultrapassadas por seus pares não estavam prestando o melhor serviço. Isso é certo. É porque eles não exploraram o desconhecido. Existe a possibilidade de ser deixado para trás se não alcançarmos o desconhecido. Portanto, sejam novos mercados, novos clientes, novos produtos ou mesmo uma nova forma de fornecer serviço, certifique-se de se adaptar. Lembre-se, se você não fizer isso, seu concorrente o fará.

Quais são alguns dos seus passatempos? Você pode nos contar mais sobre eles?

O bem-estar em todos os aspectos está muito perto do meu coração. Estou desfrutando de um equilíbrio de tudo. De exercícios diários    e ioga a comer bem e passar tempo com a família. Essas coisas simples me ajudam a refrescar e reenergizar para o próximo dia de trabalho. O equilíbrio é a chave para a vida assim como para os negócios. Você descobrirá que a maioria das pessoas bem-sucedidas têm uma abordagem equilibrada para uma vida saudável. Aproveite o que você faz, mas também se certifique de dedicar seu tempo e esforço ao que mais importa.

Fonte: Matéria original em inglês disponível na The Asian Business Review.


WhatsApp
WhatsApp