Auditoria Interna x Auditoria Externa, qual escolher?

Para responder a essa pergunta, apontamos abaixo as principais diferenças entre as auditorias mencionadas.

Enquanto a auditoria interna é realizada por um funcionário da empresa ou empresa terceirizada, a auditoria externa é realizada por um profissional independente, que deve ser contador com registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O auditor interno deve ser independente em relação às pessoas cujo trabalho examina, porém subordinado à alta administração, já o auditor externo, por sua vez, deve ser independente em relação à administração.

No que concerne ao controle interno, a auditoria interna o realiza para desenvolver o aperfeiçoamento e para induzir o cumprimento de políticas e normas, ao passo que a auditoria externa realiza o controle interno para determinar a extensão do exame.

O foco do trabalho da auditoria interna é o controle interno e a avaliação se as normas e os regulamentos estão sendo seguidos. Ao seu turno, na auditoria externa o trabalho consiste em verificar as contas do balanço e da demonstração de resultado pra avaliar se estão fidedignas.

A periodicidade do trabalho do auditor interno é contínua, ao passo que do auditor externo é trimestral, semestral ou anual.

O resultado do trabalho do auditor interno é um relatório de auditoria que aponta todas as não conformidades encontradas e sugere recomendações de melhoria, enquanto que o do auditor externo é o relatório (parecer) de auditoria e um relatório-comentário no qual apresenta sugestões para solucionar os problemas da empresa.

A Crowe Consult possui profissionais capacitados e com experiência a auxiliar na tomada de decisão e desenvolver trabalhos de Auditoria Interna e Auditoria Externa. Somos a 9ª maior rede internacional de empresas independentes de Auditoria e Consultoria, com comprovada expertise nas áreas de Auditoria, Consultoria, Corporate Finance e Tributos. Entre em contato conosco para que possamos identificar como melhor podemos atender as necessidades da sua empresa.