Auditoria Interna e Riscos

Auditoria Interna é o conjunto de procedimentos utilizados para analisar e conferir os controles internos de uma empresa, observando os aspectos que são mais relevantes para a manutenção da qualidade do trabalho da organização. A meta é examinar a integridade, a eficácia e a adequação dos controles internos e dos dados financeiros, contábeis e operacionais da empresa. Trata-se, portanto, de um importante instrumento de controle e exerce um papel de grande importância na gestão empresarial, uma vez que simplifica as tarefas e elimina desperdícios. Por isso, é uma ferramenta de apoio estratégico aos gestores.

Os Papéis do Conselho e do Comitê de Auditoria

O conselho estabelece estruturas e processos que definem a governança dentro da organização, considerando as perspectivas dos investidores, reguladores e administradores, entre outros. Com a colaboração da administração na definição do apetite e tolerâncias aos riscos, assim como no alinhamento com as prioridades estratégicas, o conselho supervisiona e monitora as exposições a riscos estratégicos, operacionais, financeiros e de conformidade da empresa.

Uma prática de governança corporativa para empresas listadas – algumas vezes obrigatória – é usar comitês de auditoria para oferecer uma supervisão reforçada da integridade financeira e ética das empresas de capital aberto.

O comitê de auditoria, formado por diretores independentes, pode fortalecer bastante a independência, a integridade e a eficácia das atividades de auditoria, oferecendo uma supervisão independente dos planos de trabalho e dos resultados da auditoria interna e externa, avaliando as necessidades de recursos e qualificações de auditoria, com a mediação do relacionamento dos auditores com a organização.

Os comitês de auditoria também garantem que os resultados de auditoria sejam transmitidos e que quaisquer melhorias ou ações corretivas recomendadas sejam tratadas ou resolvidas. Ademais, os comitês de auditoria podem ter essa mesma função em organizações privadas e do setor público.

Na Crowe Consult, executamos os serviços de implantação de Auditoria Interna, com a definição de estrutura, funções e atuação, Auditoria de processos, avaliação de riscos não mitigados pelos controles atuais e pontos de melhoria, estudo, elaboração, revisão e testes da matriz de riscos e controles, bem como projeto e implantação de processos de compliance incluindo a Lei Anticorrupção.

O Grupo Consult, que nesse ano está completando 45 anos de atuação, conta com uma equipe técnica altamente especializada. Nossa expertise está em proporcionar soluções legais e economicamente vantajosas para o seu negócio.

Nossa equipe está à disposição para lhe ajudar e prestar esclarecimentos.

Rafael Ferrari | rafael.ferrari@crowe-consult.com.br | (51) 4066-5751