Recuperação de negócios: 4 segredos para voltar aos trilhos

Como as empresas que enfrentam dificuldades podem responder aos desafios do mercado rapidamente? Concentre-se nesses quatro fatores de sucesso para resultados rápidos e sustentáveis.

As empresas respondem ao estresse de várias maneiras. Alguns tentam encontrar compradores ou investidores com muito dinheiro. Outros tentam empreender melhorias contínuas de longo prazo, o que muitas vezes eleva os resultados muito lentamente. E muitos, infelizmente, fazem pouco ou nada.

Para empresas que precisam gerar ganhos rápidos e substanciais, um programa de recuperação rigoroso pode ser não apenas ideal, mas necessário para a sobrevivência do negócio. Vimos tais programas salvarem empresas em todos os tipos de situações, e quatro características comuns são encontradas nos casos de maior sucesso.

1. Velocidade

Este não é o momento para devagar e com firmeza. Nesse caso, não vencerá a corrida. As organizações devem agir rapidamente para eliminar obstáculos financeiros, operacionais e organizacionais, impostos interna e externamente, em todo o processo de recuperação. Da equipe de liderança aos funcionários de linha, todas as partes interessadas devem compartilhar um senso resoluto de urgência e apetite implacável para enfrentar os desafios à frente.

2. Alinhamento

Junto com esse senso de urgência, um senso unificado de propósito é fundamental – especialmente entre os tomadores de decisão organizacionais. Sua equipe precisa deixar de lado quaisquer sentimentos pessoais e desavenças anteriores no interesse de alcançar os objetivos de recuperação. Pegue o trem ou deixe-o na estação. No entanto, isso não significa que as diretivas de cima para baixo terão sucesso. A verificação inicial de como o plano deve salvar os negócios e a comunicação durante todo o processo são necessárias para que todos sigam na mesma direção.

3. Priorização

É importante que as prioridades estabelecidas no início do programa de recuperação se concentrem na geração e preservação de caixa e na melhoria da estrutura de custos existente. O exame das prioridades cria uma oportunidade para dar uma nova olhada em seu negócio, identificar as áreas de maior potencial e desenvolver uma lista de metas para priorizar melhorias que irão gerar os maiores retornos. É também uma chance de apertar o desempenho operacional, melhorar a utilização da capacidade e racionalizar a pegada, examinar as ofertas e preços de produtos ou serviços para confirmar a contribuição da margem e reduzir as despesas de vendas, gerais e administrativas inchadas.

4. Medição

Ao longo desse processo, é fundamental entender se as ações que você está realizando estão funcionando, para que você possa corrigir o curso, se necessário, ao longo do caminho. Fique atento aos principais indicadores de desempenho (KPIs) que você estabeleceu, incluindo receitas, lucratividade e fluxo de caixa . Você precisa entender, a qualquer momento, o progresso que está fazendo em direção à sustentabilidade do negócio. E se você descobrir que está falhando em qualquer um dos seus KPIs – retenção de clientes, tempo de entrega, níveis de serviço ou qualquer outra coisa que possa ser de alta prioridade para o seu negócio – você tem a oportunidade de descobrir onde e como fazer ajustes.

Fonte: Crowe Global.