Por que ter Auditoria Externa em sua Empresa?

O que muitos avaliam como um custo, como cumprimento de uma obrigação, muitas vezes é um procedimento que pode trazer vários benefícios para as empresas. Uma administração engajada com a governança sabe que processos internos fortes, revisados e atestados são importantes para a confiabilidade interna e visibilidade para o mercado.

Além das situações exigidas pelas normas legais, CVM e órgãos reguladores, uma auditoria externa contábil pode ser muito útil às empresas. Primeiro, no ambiente interno, para fortalecer os processos, dar segurança à administração e acionistas, assim como engajar a equipe. Segundo, no relacionamento com mercado, pois melhora a visibilidade da empresa, o que facilita a negociação com instituições financeiras, com fornecedores e até com clientes. Terceiro, manter a empresa preparada, atualizada, pois uma demonstração financeira auditada concede à empresa um patamar de boas práticas, o que a possibilita participar de eventuais negociações, parcerias, fusões e aquisições (operações de M&A).

Portanto, a auditoria externa não deve ser encarada como uma obrigação, um custo, mas sim como um investimento que irá qualificar a empresa.

A Crowe Consult Consultoria Empresarial atua há mais 40 anos no mercado de consultoria tributária, buscando a satisfação total de seus clientes. Fazemos parte da Crowe Global, a 8ª maior rede internacional de empresas independentes de Auditora e Consultoria, com mais de 700 escritórios e presença em 130 países.