Guia de 4 etapas para gestão de risco em uma cadeia global de abastecimento

Os eventos recentes provavelmente afetaram sua cadeia de suprimentos global – mas você não está sozinho. Quase todos os setores e empresas estão lutando com um ou ambos os cenários:

• Incapacidade de obter as matérias-primas necessárias para criar produtos
  • Superabundância de produtos acumulando poeira devido a diminuição da demanda

Não importa qual cenário sua empresa esteja enfrentando, é provável que isso esteja afetando seus resultados financeiros. Quer se trate de mudanças nos lucros e perdas, erosão da margem ou dificuldade de gerenciamento de capital de giro, você precisa da capacidade de lidar com a incerteza.

A Crowe pode ajudá-lo a gerenciar esses desafios e possibilitar a tomada de decisões proativas. Continue lendo para aprender nosso guia de quatro etapas para a visibilidade da cadeia de suprimentos global e gerenciamento de risco.

1. Avalie sua cadeia global de suprimentos

Em primeiro lugar, é importante saber onde e como sua cadeia global de suprimentos e margem foram afetadas. Aqui estão as ações que você pode realizar:

• O segmento e o risco classificam sua base de fornecedores considerando os principais fatores, incluindo receita de contribuição, país e linha de produtos.
  • Identifique os fornecedores que são afetados por mudanças de volume, tanto aumentos como diminuições.
  • Desenvolver planos de mitigação de risco e ações para trabalhar com fornecedores de alto risco.

2. Elabore um plano de gestão de risco da cadeia global de abastecimento

Depois de avaliar sua situação, é hora de desenvolver um plano de gerenciamento de risco da cadeia global de suprimentos. Considere seguir estas etapas para monitorar e diminuir o impacto de uma interrupção:

• Compreenda quaisquer impactos potenciais a produtos de alto risco, incluindo sobreposições de fornecedores, a viabilidade financeira do fornecedor e risco político ou de país.
  • Defina as principais medidas de desempenho de risco para monitorar fornecedores definidos como de alto risco ou críticos.
  • Determine quais contratos-chave e acordos de nível de serviço podem ser afetados por mudanças no volume e na demanda.
  • Identifique os itens de ação necessários durante uma interrupção, certificando-se de considerar os diferentes tipos e categorias de interrupções.
  • Entenda se a tecnologia pode oferecer suporte ao monitoramento de risco e quais dados do fornecedor você precisa para implementar essa tecnologia.
  • Implemente a tecnologia certa para dar suporte ao monitoramento de risco.

3. Executar um plano de gerenciamento de risco

Em seguida, você precisa apresentar o novo plano à sua organização. Aqui estão algumas dicas sobre como executar sua nova estratégia de forma eficaz:

• Incentive o apoio organizacional de planos e mudanças necessárias. Você precisa ter o suporte da liderança, bem como de cada departamento, para executar em toda a organização.
  • Conduza o “levantamento pesado” enquanto gerencia impactos indesejados. Embora os desafios possam surgir ao longo do caminho, certifique-se de que eles não atrapalhem seu objetivo geral.
  • Implemente processos com métricas para sustentar os benefícios. Quanto mais você provar que o que está fazendo está funcionando, maiores serão as chances de sua organização continuar a implementar mudanças.
  • Implante processos proativos para resiliência e visibilidade da cadeia de suprimentos. Não é suficiente reagir aos eventos; você precisa ir para a ofensiva e estar preparado para quaisquer interrupções futuras. Você deve conhecer sua cadeia de suprimentos downstream e onde você está vulnerável.

4. Otimize seu plano de gerenciamento de risco da cadeia de abastecimento

Sempre há espaço para melhorias ou mudanças, uma vez que você coloque o plano em ação. As dicas abaixo podem ajudá-lo a otimizar seu plano de gerenciamento de risco da cadeia de suprimentos:

• Planeje melhorias futuras, incluindo a identificação de recursos e o desenvolvimento de estratégias.
  • Monitore e desenvolva atividades e procedimentos de gerenciamento de mudanças – atualizando-os regularmente com base nas circunstâncias atuais e resultados anteriores.
  • Use mudanças no fornecedor para desenvolver ou atualizar um plano de gerenciamento de continuidade de negócios.
  • Forneça visibilidade ao plano e considere o impacto em toda a sua cadeia de suprimentos global.

Fonte: Crowe Global