Risco de Continuidade de Negócios. PREVINA-SE

ademar.seccatto@crowe-consult.com.br     (41) 98857- 4138
antonio.carlos@crowe-consult.com.br         (41) 98403- 4584
edson.ramiro@crowe-consult.com.br           (45) 99104- 8670

Nas próximas semanas veremos uma aceleração do estresse financeiro. Guerra de preços do petróleo, crise na saúde, paralisação da base produtiva da economia, serviços duramente afetados, provável desabastecimento de setores são alguns dos cenários. Uma paralisia de grande parte da economia global está por acontecer.

Com o agravamento da epidemia de coronavírus (Covid-19), as projeções globais para 2020 foram deprimidas pela incerteza e pela série de interrupções nas cadeias de fornecimento em escala global.

Os pacotes anunciados pelo Governo brasileiro ajudarão o empresariado a lidar, em maior ou menor grau, com o impacto econômico. Observe-se, contudo, que a economia nacional, que já apresentava elevado grau de ociosidade antes da pandemia do COVID-19, passará a apresentar índices ainda mais preocupantes com a suspensão da produção em diversas fábricas, fechamento do comércio, redução de serviços, corte de salários e de jornadas e adiamento do pagamento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados).

Logo, não é sem razão a preocupação com a escalada dos impactos econômicos do coronavírus. Muitas empresas brasileiras terão seus resultados reduzidos e poderão pagar um preço alto pela quebra em seus fluxos de caixa.

O momento presente e o futuro imediato exigem ainda mais da gestão das finanças corporativas. É premente a necessidade da identificação de todas variáveis sobre o Fluxo de Caixa. As despesas, custos, investimentos, liquidação de Passivos já contraídos mediante renegociação de prazos devem ser cuidadosamente geridos.

A Renegociação de Débitos de financiamento junto a instituições financeiras mediante Reestruturação do Endividamento deve ser visto como um dos instrumentos necessários para manter a saúde financeira do negócio. De qualquer forma, o primeiro passo é um Diagnóstico de Crise e o Plano de Continuidade de Negócios. Um levantamento do endividamento de qualquer natureza, desde suprimento, ao financiamento, tributário, trabalhista ou qualquer outro é medida de marco zero.

Em adição, os indícios de um cenário de severa instabilidade, já fazem as autoridades oficiais reduzir as expectativas de PIB Brasileiro para 0,02º%. Até o advento do choque do coronavírus, o mercado de trabalho e o mercado de crédito vinham apresentando resultados compatíveis com um crescimento do PIB maior do que o efetivamente divulgado até o momento. Acrescenta-se que o patamar mais baixo de juros vinha beneficiando o mercado imobiliário e as concessões de novos empréstimos, isso tudo em um ambiente de baixa alavancagem das empresas.

Ademais, no curto e médio prazo, o Governo necessariamente tem adotado um conjunto de medidas para as áreas de tributação, política monetária, financiamento, normas regulatórias e legislação trabalhista.

Em que pese a emergência sanitária, a economia global não permanecerá em quarentena indefinidamente. Por esta razão, é imprescindível estar preparado ou buscar uma consultoria especializa em Gestão de Crise a fim de limitar o prejuízo econômico da pandemia de coronavírus que está forçando a paralisação da economia.

É neste cenário que o ato de buscar instrumentos preventivos com a adoção de medidas Administrativas ou Judiciais DEVEM ser entendidas pelos Gestores como medida legítima de gestão se o Diagnóstico de Crise mostrar o Fluxo de Caixa insuficiente para a liquidação dos débitos e a continuidade dos negócios.

Possuímos mais de 40 anos de experiência em assessoria empresarial em reestruturações de empresas em estresse financeiro e endividamento, tanto em casos de recuperação judicial quanto extrajudicial. Também possuímos expertise em Fusões e Aquisições (M&A) e desinvestimentos de ativos.

Carlos Tortelli

Sócio responsável pela da área de Corporate Finance CONSULT Consultoria Empresarial, Membro Independente da Crowe Global, 8ª maior rede internacional de empresas de consultoria e auditoria. Membro do Board para Transações de M&A da Crowe Global. Líder do Global Corporate Advisory (GCA) da Crowe Global para a América Latina. Administrador Judicial com foco na Reestruturação de Organizações em crise. Contato: carlos.tortelli@crowe-consult.com.br