Risco de Continuidade de Negócios e Gestão Diligente

No curto prazo veremos uma aceleração do estresse financeiro. Guerra de preços do petróleo, crise na saúde, paralisação da base produtiva da economia, serviços duramente afetados, provável desabastecimento de setores são alguns dos cenários. Uma paralisia de grande parte da economia global está por acontecer.
As projeções globais foram deprimidas pela incerteza e serão duramente afetadas por interrupções nas cadeias de fornecimento em escala global.
Os pacotes anunciados pelos Governos globalmente e brasileiro ajudarão o produtivo privado a lidar, em maior ou menor grau, com o impacto econômico. Em nível Brasil a economia, que já apresentava elevado grau de ociosidade, passará a apresentar índices ainda mais preocupantes com a suspensão da produção, fechamento do comércio, redução de serviços, corte de salários em cadeia. O Consumo das famílias será duramente afetado.
Não é sem razão a preocupação com a escalada dos impactos econômicos pela quebra em seus fluxos de caixa.
O momento exige ainda mais da gestão das finanças corporativas. É premente a necessidade da identificação de todas variáveis sobre o Fluxo de Caixa. As Despesas, os Custos, os Investimentos, a realização de Ativos e a liquidação de Passivos já contraídos devem ser diligentemente geridos. A Reestruturação do Endividamento deve ser visto como um dos instrumentos necessários para manter a saúde financeira do negócio. De qualquer forma, o primeiro passo é um Diagnóstico de Crise e o Plano de Continuidade de Negócios. Um levantamento do endividamento de qualquer natureza, de agentes financeiros a fornecedores, tributário, trabalhista ou qualquer outro é medida de marco zero.
Em que pese a emergência sanitária, a economia global não permanecerá em quarentena indefinidamente. É neste cenário que a GESTÃO DILIGENTE atua na busca de instrumentos preventivos com a adoção de medidas Administrativas ou Judiciais DEVEM ser entendidas pelos Gestores como obrigação do bom gestor se o Diagnóstico de Crise mostrar o Fluxo de Caixa insuficiente para a liquidação dos débitos e a continuidade dos negócios.
É a nossa experiencia em reestruturações de empresas em estresse financeiro e em Fusões e Aquisições (M&A).
Carlos Tortelli
Sócio responsável pela da área de Corporate Finance CONSULT Consultoria Empresarial
carlos.tortelli@crowe-consult.com.br