Demonstrações Contábeis – Qual a sua importância?

As demonstrações contábeis têm um papel importante, sobretudo ao viabilizar análises mais técnicas e precisas sobre a situação do negócio, auxiliando diretamente na sua condução. No entanto, existem outros atributos que reforçam a importância desse expediente. Inicialmente, há de se considerar o atendimento à legislação, já que a apresentação dos relatórios contábeis é uma obrigação imposta por lei a diferentes perfis de empresas.

Melhora a qualidade e a agilidade na tomada de decisões

Os relatórios relacionados às demonstrações contábeis da empresa são peças elementares para que gestores e líderes consigam compreender a real situação do negócio e, com base nisso, possam tomar as decisões mais adequadas.

Traduz a solidez do negócio ao mercado

Na prática, os relatórios financeiros funcionam como um registro histórico do sucesso global de uma empresa ao longo do tempo. Dessa forma, caso se decida vender o negócio ou buscar novos investidores, as demonstrações serão a base para provar que o empreendimento é sólido.

Fortalece o compliance e a redução de erros

Por se tratar de um expediente de avaliação e controle da situação da empresa, as demonstrações podem fornecer dados importantes para ajudar o gestor a identificar mais cedo eventuais erros e discrepâncias em seus relatórios.

Quais as melhores práticas para a demonstração contábil?

Em razão do seu caráter técnico e obrigatório, a demonstração contábil precisa ser desenvolvida de maneira adequada, atendendo a todas as especificidades impostas pelas normas em relação a cada formato de negócio.

Atentar-se à obrigatoriedade

Tomando como base o formato da empresa para a qual a demonstração contábil é elaborada, é fundamental que o profissional da contabilidade esteja atento a cada obrigatoriedade. As demonstrações contábeis podem ter uma estrutura diferenciada, exigindo a inclusão de mais ou menos elementos.

Considerar os prazos para elaboração das demonstrações contábeis

A demonstração contábil é composta por um conjunto de demonstrações financeiras, como o Balanço Patrimonial e a DRE. Os demonstrativos devem ser elaborados em datas determinadas segundo as normas. É muito importante que os prazos de cada um dos seus componentes sejam atendidos.

Elaborar uma boa apresentação

A função principal das demonstrações contábeis, além do atendimento à obrigatoriedade imposta por lei, é gerar um documento transparente e descritivo capaz de demonstrar, quantitativa e qualitativamente, a situação financeira de uma empresa em um dado período.

As demonstrações muitas vezes são utilizadas para prestar contas à acionistas e investidores de empresas. Ou seja, essas pessoas precisam ter um entendimento amplo do negócio, e elas conseguem isso por intermédio de uma demonstração bem-apresentada, organizada e objetiva.

Demonstrações Contábeis auditadas

Demonstrações Contábeis auditadas trazem mais credibilidade e transparência aos negócios da empresa, facilitando futuras operações de compra e venda, captação de novos investidores e obtenção de recursos junto às instituições financeiras.

Em caso de dúvidas, estamos à disposição para lhe atender e encontrar as melhores alternativas para a sua empresa.
Rafael Ferrari | rafael.ferrari@crowe-consult.com.br
João Henrique Sperling Lubisco | joao.lubisco@crowe-consult.com.br